Como criar um mídia kit para o seu blog




Um dos grandes erros das blogueiras, é quando uma marca entra em contato através das redes sociais ou até mesmo pela página de contato pedindo mais informações sobre o seu blog.

É nesse momento que aumenta a busca por mídia kit gratuitos, e por não saber o que escrever ou não conter as informações desejadas pela marca muitos criadores de conteúdo acabam até mesmo com uma resposta negativa.

Mas por que acontece isso? Quando uma marca entra em contato com você pedindo assim mais informações sobre o seu blog, devemos ter em mente que ela deseja observar o gráfico dele com as informações de visualizações diárias, mensais, diárias fornecidas pelo próprio blog, para que de fato ela observe se é algo positivo pagar para que a blogueira escreva um publipost ou usar o banner por alguns dias, ou meses.

O que é mídia kit?

O mídia kit é um documento importante, que contém todas as informações necessárias para o seu blog desde o número de visualizações, um resumo sobre a blogueira e sobre seu blog, o público que você atinge com a porcentagem dele, os novos visitantes diários e o tempo que eles permanecem no seu site. São todas essas informações que quando uma marca ou empresa entra em contato com você quer saber.

Todas essas informações estão disponíveis no site Google Analystics, que muitas blogueiras não tem o conhecimento esse site fornece todas as informações relacionadas ao tráfego do seu blog tanto para saber as visualizações, a taxa de rejeição, o público-alvo e as categorias que o seu blog tem afinidade.

Também ajuda a sabermos o andamento do blog, as páginas mais visualizadas e o próprio site mostra a cada mês o que você pode melhorar, se o número de visitantes diminuiu ou aumentou e diversas informações essenciais para sabermos se estamos fazendo a coisa certa com o nosso blog.

Erros que devemos evitar cometer no seu  mídia kit:

  • Utilizar informações falsas para conseguir a parceria com alguma determinada marca
  • Esquecer das informações necessárias que deve conter no seu mídia kit
  • Colocar informações iguais no seu mídia kit como: o sobre o seu blog e sobre a blogueira
  • Colocar valores na nossa cabeça e não utilizar a calculadora da blogueira
  • Colocar valores pequenos abaixo que o seu blog e o seu tempo vale
  • Aceitar parcerias sem ter nenhum nicho igual ou parecido com o seu blog.

Como criar um mídia kit?

Há alguns sites online como o Canva, que ajudam a criar um mídia kit e também utilizar o PowerPoint que usamos apenas para trabalhos escolares, essas duas ferramentas são as mais utilizadas para quem está buscando criar um mídia kit para o seu blog ou Instagram

- Canva: O Canva é um dos sites que aumenta a produtividade, principalmente de nós que estamos em contato com o computador o tempo todo, nessa plataforma há modelos editáveis para ser utilizados nas redes sociais até mesmo para o Instagram e no Pinterest.

Para criar um Mídia kit do zero você pode usar a largura 900 e altura 1200 ou se preferir utilizar o modelo de currículo!

- PowerPoint: É uma das ferramentas para quem quer um mídia kit mais completo, com mais espaço para colocar suas informações, para quem não tem o aplicativo baixado no computador você pode utilizá-lo online e criar o modelo que desejar.


Uma blogueira iniciante deve criar um mídia kit?

O maior problema ocorre principalmente com as blogueiras iniciantes que acabam se iludindo sobre o tema parceria entre blogs e Instagram.

O tráfego elevado é muito importante para que uma marca realmente envie uma resposta positiva para o seu e-mail, e pelas blogueiras iniciantes terem um tráfego baixo as resposta quase sempre são negativas.

Há exemplos de empresas que deixam muitos desses e-mails sem resposta e outras criam desculpas para fazer com que as blogueiras que estão iniciando não desistam do seu blog.

Por isso sempre busque por empresas que fazem parcerias com blogs pequenos, a chance de conseguir respostas positivas são maiores.

Um alto número de tráfego e seguidores fazem que aquela postagem seja vista por usuários que realmente acompanham seu trabalho e através de stories ou texto fazer uma compra.

Esse é o único objetivo de qualquer parceria gerar vendas e conseguir novos clientes que realmente gostem dos seus produtos.

Seguidores X Tráfego baixo

Caso você tenha milhares de seguidores, porém eles não comentam nas suas fotos ou suas visualizações são baixas, poderá até aparecer marcas interessadas em divulgar seu produto.

Mas assim que eles visualizarem seu mídia kit e observar todos esses números a resposta também poderá ser negativa. 

A verdade é que não importa se você seja uma blogueira experiente ou iniciante, para uma empresa tudo que é necessário são visualizações e seguidores ativos.

Qual é o melhor momento de criar um mídia kit?

O Mídia kit é recomendado ser utilizá-lo quando você estiver observando o crescimento do seu blog, tanto em comentários, visualizações mensais e diárias.
Como cobrar e usar os valores corretos?

Sugiro que utilize a calculadora da blogueira e coloque esses valores no próprio mídia kit ou assim que tiver uma resposta positiva dessa marca comunique, observe o que ela deseja que você faça muitas estão usando permuta, cupom e banners.

A permuta funciona da seguinte maneira, a empresa interessada envia produtos para a sua casa para que você teste e faça uma resenha colocando mais informações sobre a empresa, os produtos que contém no seu site, mostrando as formas de pagamento ou até mostre ele no seu Instagram.

Muitas marcas entram em contato com o seu blog através da "parceria" por cupom, que é quando é enviado um cupom com o nome do seu blog e com o desconto que a pessoa receberá se efetuar alguma compra no site. É muito utilizado principalmente nos gadgets nos blogs. A blogueira só receberá o valor se conseguir efetuar uma compra com o seu cupom.

A calculadora da blogueira ajuda principalmente quando a empresa quer colocar o banner da sua loja no seu blog por um tempo determinado, colocando o valor correto por cada tamanho. Lembrando que há diversos tamanhos específicos e cada um tem um preço.

Como entrar em contato com as marcas?

  • Se apresente
  • Coloque um título 
  • Pesquise sobre a loja
  • Faça um pequeno texto fazendo uma comparação com o nicho do seu blog e o da empresa
  • Elogie a loja e conte como você encontrou
  • Coloque o Link do seu blog
  • Finalize deixando o seu e-mail e o seu mídia kit.

Para ajudar ainda mais nessa questão de entrar em contato com as marcas criei um modelo completamente editável que pode ajudar as pessoas com dificuldade nessa etapa:

Bom dia / Boa Tarde

Me chamo (Seu nome) sou criadora do blog (Nome do seu blog) que foi criado em (ano que foi criado o seu blog) com o objetivo de fazer com que várias mulheres e homens consiga obter a sua independência financeira trabalhando com o seu blog e pude notar que o nicho do meu blog (nicho do seu blog) e da sua empresa (nicho da empresa) são bastante parecidos, por isso entro em contato através desse e-mail solicitando parceria com a sua empresa, alcançamos diariamente (número de visualizações por dia) de mulheres e homens que através do meu blog poderia conhecer melhor os produtos da sua loja mostrando as vantagens de usá-lo.

Abaixo estarei enviando o link do meu blog e o mídia kit com todas as informações necessárias que você queira saber sobre ele e sobre mim.

Atenciosamente (seu nome)

Modelos gratuitos de mídia kit

Criamos modelos personalizados com todas as informações contidas nesse post, ele foi criado no site Canva e pode ser alterado as fontes, cores e ilustrações nesse template.

Para editá-lo basta criar uma conta no Canva ou caso já utilize basta clicar no link após a imagem.

Modelos de Mídia kit para o seu blog



Como editar? 

Assim que você clicar no link abrirá uma nova guia com a opção de editar o design, lembrando que você só poderá editá-lo caso tenha uma conta no Canva.

Para agilizar o processo basta clicar aqui e fazer o cadastro utilizando seu e-mail ou a conta do Facebook.
 
Conclusão:

Nessa postagem você aprendeu como ganhar dinheiro através das parcerias definindo o valor correto para as empresas no momento de inseri-los no mídia kit ou no e-mail.

Criamos um texto com todas as informações necessárias deixando-o seu e-mail mais profissional ajudando que você consiga respostas positivas das marcas.

36 comentários on 'Como criar um mídia kit para o seu blog'

  1. Oi boa tarde,
    não conseguir fazer a cópia.... pode me ajudar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá posso ajudar sim, cliquei nos dois links e eles estão funcionando perfeitamente então você irá clicar no link da postagem e terá uma opção acima escrita desgin você irá clicar nela e surgirá algumas opções e irá clicar em criar uma cópia. Espero ter ajudado!

      Excluir
    2. Olá! Nao consegui editar. Aparece para baixar o Canva; é isso mesmo?
      Obrigada

      Excluir
  2. Amei demais, posso usar pra minha conta profissional do instagram?

    ResponderExcluir
  3. Olá, teria como eu falar com vocr autora do artigo acima, sobre outras dúvidas? Tanto faz por onde:
    Facebook: Higor Pascoa
    Instagram: @higorpascoa_ ou WhatsApp: 16994199465
    Por favor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog e as dicas!

    Eu não conseguir fazer como vc explicou. Só abre no site do canva a foto sem ser pra editar.

    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter gostado. Testei os links e eles estão funcionando talvez não esteja funcionando se você estiver usando o celular para isso é necessário baixar o aplicativo Canva nele somente assim poderá editar o mídia kit.

      Excluir
  5. Amei as dicas ������

    ResponderExcluir
  6. Não estou conseguindo editar, abre a pagina porem não tem a opção design( alterar)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Testei os links tudo direitinho e não está com nenhum problema você seguiu o tutorial direitinho? Clicar em design e fazer uma cópia somente assim você poderá editá-lo

      Excluir
  7. Eu não consegui clicava e não dava certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talia segue o tutorial da postagem tudo direitinho para editar é necessário fazer uma cópia desse mídia kit clicando em design e fazer uma cópia somente assim será possível editá-lo

      Excluir
  8. Olá! Amei seu conteúdo.
    Quanto a edição dos modelos de mídia kit, não consigo editar, quando clicka no link que você colocou para editar...abre somente a imagem em PDF.
    Consegue ajudar nessa edição?

    Desde já muito obrigada viu..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii fico muito feliz por você ter gostado <3. Pode está ocorrendo esse erro talvez porque você não criou uma cópia do mídia kit somente assim você conseguirá editá-lo com as suas informações

      Excluir
  9. Oi more, não consegui modificar a imagem, poderia me explicar como faço detalhadamente? Agradeço ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? Para editar a imagem apenas clicar nela e deletar, e assim como o texto precisa clicar duas vezes e alterar com as suas informações.

      Excluir
  10. Oi, Boa tarde, fiz como disse, cliquei em design e msm Assim n consegui editar, poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Para editar o Mídia kit é necessário clicar no texto e em seguida clicar juntamente no seu teclado CTRL+ A para que o texto seja removido ou se preferir clicar duas vezes no texto e com o mouse selecionar tudo e colocar as suas informações.

      Excluir
  11. Ola...

    Não estou conseguindo! =(

    Cliquei em editar e depois aparece apenas a foto.
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Isso infelizmente ocorre quando as pessoas não clicam em fazer uma cópia já coloquei os links direcionados ao site Canva novamente.

      Excluir
  12. Usei o midia kit Casinha e estava ficando otimo, porém nao terminei e nao salvei.
    hoje quando fui acessar o midia kit para começar de novo estava TOTALMENTE diferente.
    nao tinha mais as primeiras paginas e tem paginas que nao tinham antes.
    estou decepcionada, pois eu gostei muito desse midia kit e gostaria muito de usa-lo.
    teria alguma forma de resolver isto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaaah acho que até ja sei o que aconteceu. como nao criei uma copia alguém editou. :(
      seria possivel postar o link desse midiakit completo novamente ?

      Excluir
  13. Respostas
    1. Oii Ana Claudia tudo bem? Consegui resolver esse problema agora o Mídia Kit irá abrir em uma nova guia peço que você faça uma cópia você pode fazer isso clicando em Design ou Arquivo uma dessas opções poderão aparecer para você e em seguida clicar em fazer uma cópia para evitar que outras pessoas tenham acesso as suas informações.

      Excluir
  14. não estou conseguindo editar, não ta aparecendo o lapis para mim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? Fiz uma alteração nesse layout e também consegui resolver esse problema! Quando você clicar agora será direcionado a uma nova guia, peço que você crie uma cópia você pode fazer isso clicando em Arquivo ou Design pode aparecer uma dessas opções para você e clique em fazer uma cópia assim outras pessoas não terão aceso as suas informações.

      Excluir
  15. Não consigo editar, da proibido (403). Aparece apenas isso e um botão para voltar ao canva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem não consegui.. Alguém ajuda, por favor!!

      Excluir
    2. Isso pode está acontecendo, pois muitas pessoas não leem a postagem até o final e invés de criar fazer uma cópia faz no original. Estou tentando resolver esse problema!

      Excluir
  16. Eu amei o post! Me ajudou muito, obrigada! ♥

    www.isabeltravalim.com

    ResponderExcluir
  17. Thayná Paes01 julho, 2020

    Olá, boa tarde! Mesmo copiando, nenhum midia kit abriu para edição no canva. Poderia me ajudar? Obrigada pelas dicas, adorei!

    ResponderExcluir
  18. Olaa
    Fui direcionada para a pagina do Canva e aparece isso:

    Proibido (403)
    Não pode aceder a esta página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece com os dois ultimos os dois primeiros abrem normalmente, mas é um dos ultimos que eu quero. Eu entrei em vários sites e esses dois foram os que eu mais gostei.

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o andamento do nosso blog por esse motivo:

- Deixe sua opinião dentro das nossas postagens.

- Ative a opção de notifique-me para receber uma notificação quando seu comentário for respondido.